sexta-feira, 12 de julho de 2019


Promoção cultural e cívica

Cesar Vanucci

“Orgulho-me da condição de Companheiro Leão.”
(Daniel Antunes Junior, decano do movimento leonistico em Minas)

Os participantes da assembleia festiva promovida pelo Lions Clube, no ultimo dia 18 de junho no majestoso espaço cultural do Tribunal de Contas de Minas, viveram momentos de arrebatantes emoções. De substancioso e reluzente conteúdo cultural e cívico, a programação compreendeu três atos distintos.

O primeiro deles foi a posse solene da diretoria que irá reger no biênio 19-21 os destinos da Academia Mineira de Leonismo, braço cultural do movimento leonistico no Estado. Numa homenagem de saudade, a memória da insigne educadora Maria Jorge Abrão de Castro, ex-governadora do Lions e ex-presidente da Academia, foi ternamente reverenciada. Aconteceu também a entrega a Daniel Antunes Junior da “Medalha JK – Cultura, Desenvolvimento e Civismo”, anualmente conferida a personalidades de realçante presença na cena pública.

A acadêmica Maria das Graças Campos Amaral se encarregou da justa louvação à vida e obra de Maria Jorge, relatando episódios que documentam sua vitoriosa trajetória como empreendedora cultural e dirigente leonistica. A saudação a Daniel Antunes Junior esteve a cargo do acadêmico Paulo Duarte Pereira. O orador ressaltou a circunstância de o homenageado, quase centenário, ostentando vigor físico invejável, ser um festejado intelectual, com numerosos livros editados, membro de respeitáveis instituições acadêmicas, além de banqueiro e empresário rural bem sucedido. No Lions, é reconhecido como o decano do quadro social e do grupo de governadores distritais. Em sua operosa gestão, foi responsável pela implantação recorde de 23 novos clubes. Ao receber das mãos do acadêmico Doutor Viana, em nome da Academia Mineira de Leonismo, a medalha, colar e diploma alusivos à carinhosa manifestação de apreço, Antunes Junior confessou-se orgulhoso da condição de integrante do Clube de Serviços de maior envergadura e com a maior composição de associados do mundo.

Sucedendo Doutor Viana no posto, a acadêmica Maria das Graças Campos Amaral, ex-governadora do Distrito LC-4 (sediado em Belo Horizonte), foi investida na presidência da Academia. O dirigente que deixou o cargo e a presidente empossada referiram-se com entusiasmo, em seus aplaudidos pronunciamentos, aos bons trabalhos desenvolvidos pela Academia Mineira de Leonismo ao longo de sua trajetória de 22 anos. Tocou a este escriba dirigir saudação aos acadêmicos Viana e Graça. Focado nas frutíferas ações de ambos, registrei a afortunada circunstância de o Lions aglutinar em seus quadros elementos de reconhecida qualificação cultural, o que assegura gestões administrativas harmonizadas e sem quebra de continuidade nas iniciativas levada a cabo. Coube ao acadêmico Sóter do Espírito Santo Baracho a apresentação de um retrospecto das atividades do órgão. A “Invocação a Deus”, tradicional em eventos do gênero, ficou a cargo da acadêmica Vera Lucia Oliveira Bertu.  O acadêmico Vespasiano de Almeida Martins Neto atuou como Mestre de Cerimônia e a acadêmica Carmem Lucia Redoan incumbiu-se da citação do currículo da nova presidente. Graça Amaral dirige importante complexo educacional abrangendo ensinos fundamental, médio e universitário.

Ficou assim constituída a diretoria empossada: presidente: Maria das Graças Amaral Campos; presidente imediato: Doutor José Alves Viana; 1ª vice-presidente: Nancy Maura Couto Constantin; 2º vice-presidente: Vespasiano de Almeida Martins Neto;
secretária: Carmen Lúcia Camargos Redoan; tesoureira: Maria Celeste Martins; diretora social: Vera Lúcia de Oliveira Bertú; bibliotecária: Marilene Guzella Martins Lemos; vogais: Daniel Antunes Júnior, Marlene Luzia Viana, Sóter do Espírito Santo Baracho; 1º orador: Sebastião Braga; 2º orador: Cesar Vanucci.

Esteve presente à bela e concorrida festividade a governadora recentemente eleita do Distrito LC-4, Edite Bueri Nassif, destacada integrante do corpo de associados da Academia.


Nenhum comentário:

A SAGA LANDELL MOURA

O instinto belicoso do bicho-homem

                                                                                                     *Cesar Vanucci Faço um premente a...