quinta-feira, 25 de julho de 2019

                

                Mensagem do Escritor Jair  Barbosa da Costa

O escritor e acadêmico Jair Barbosa da Costa, coronel da Policia Militar 
de Minas Gerais, honrou-me com a mensagem abaixo reproduzida.


“O Blog de hojecaro Vanucci, confirma o polígrafo sui generis que sua pena, sábia e profunda, revela.
Reporto-me tão só a dois tópicos:
Ao tratar de futebol, contrário a muitos intelectuais, estimula o torcedor brasileiro a torcer pelo Brasil, não obstante - digamos - o mercenarismo destes dias falar mais alto. Tem-se a impressão de que o esporte ou sua crônica tomou-lhe a vida toda, tamanha a flama.
Fantástico e digno dos anais do Instituto Histórico e Geográfico de Minas e do Brasil é o conteúdo deste título - Maquiagem preconceituosa em que aborda nossa estupidez ao praticar (ou dissimular) preconceito  contra o negro de nossa terra e raiz étnica. Eta negro tão polivalente quanto nosso Vanucci que até parece ter um pé na África, tão grande o ardor refletido nessa página, de incalculável valia historiográfica e sociológica!
Por este contributo, os acadêmicos de hoje (de Letras e universidades) ficam conhecendo das origens, cultura, e contribuição cultural, lato sensu, que os expoentes negros nos emprestaram e pelos quais se perpetuaram.

Deus continue iluminando sua alma e mente dispostas a servir na construção e aperfeiçoamento de todo aquele que busca conhecer para ser. Fraternas saudações”.















Nenhum comentário:

A SAGA LANDELL MOURA

O instinto belicoso do bicho-homem

                                                                                                     *Cesar Vanucci Faço um premente a...