sábado, 28 de janeiro de 2023

Pensamentos de Bento XVI

 


                                                                                               * Cesar Vanucci

 

“A oração é a vereda silenciosa que nos conduz

diretamente ao coração de Deus” (Papa Bento XVI).

 

No ultimo dia do ano de 2022 ocorreu o falecimento, em Roma, de Bento XVI. Vasta erudição e avultado conhecimento teológico asseguram ao Papa Emérito da Igreja Católica um lugar na galeria dos grandes pensadores contemporâneos. Apontado por muitos como alguém de rígida formação conservadora e por outros como um homem de ideias arejadas, numa linha conceitual progressista, ele abdicou em 2013 das funções Pontifícias para as quais foi eleito aos 78 anos em 2005, alegando ausência de condições físicas para conduzir adequadamente os destinos da maior organização religiosa do mundo. Tem-se como certo que Bento XVI usou de forma decisiva seu poder de influencia junto ao Colégio Cardinalício para a escolha do sucessor, o carismático Francisco, reconhecidamente um religioso com ideias inovadoras e vanguardeiras, como, aliás, vem demonstrando ao longo de sua atuação.

Reunimos na sequência algumas frases proferidas, em circunstâncias variadas por Bento XVI. Estes ditos traçam de forma significativa o seu comprometimento com as lições da Doutrina Cristã escorada no amor, na concórdia e na solidariedade.

 

 “Não há amor sem sofrimento - sem o sofrimento da renúncia a si mesmo, da transformação e purificação do eu para a verdadeira liberdade. Onde não houver algo pelo qual valha a pena sofrer, também a própria vida perde o seu valor.” // “Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la” // “Amor e verdade são fontes de vida, são a vida. E uma vida sem amor não é vida” // “Não se bebe mais diretamente da fonte, mas sim do recipiente em que a água nos é oferecida. Os homens reconstruíram o mundo por si mesmos” // “Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da união com Cristo, que sofreu com infinito amor.”// “A oração é a vereda silenciosa que nos conduz diretamente ao coração de Deus; é o respiro da alma que nos doa novamente paz nas tempestades da vida!.”//“Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande.” //“O Logos [o Verbo de Deus] não é somente uma razão matemática. O Logos tem um Coração, o Logos é também Amor. A Verdade é bela e a Verdade e a Beleza caminham lado a lado: a Beleza é o selo da Verdade. ”// “Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem, não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários” // “O amor supera a justiça, justiça é dar ao outro o que é dele, Amor é dar ao outro o que é meu.” // “Se todo o amor aspira à eternidade, o amor de Deus não só aspira a ela, como cria e é a eternidade.”

 

O drama dos Yanomâmis – o drama dos Yanomâmis mostrado em aspectos chocantes em imagens televisivas e nas redes sociais é um indicativo a mais da política desastrada do governo passado no tocante às populações indígenas. O compromisso do novo governo em alterar os esquemas de assistência aos Povos Originários para que tragédias dessa natureza não mais se repitam terá que ser cumprido à risca. É o que exige a Nação, apoderada de indignação diante da tragédia noticiada. A negligência oficial quanto ao assunto ainda mais se acentua quando se tem ciência de que já em julho de 2022 a Corte Internacional de Direitos Humanos cobrou resposta do Brasil providências para proteger a vida, a integridade pessoal e a saúde dos membros dos povos indígenas. Entre as medidas que o país precisaria tomar, a corte apontou a necessidade de "proteger efetivamente a vida, a integridade pessoal, a saúde e o acesso à alimentação e água potável" desses povos.

 

Jornalista (cantonius1@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

A SAGA LANDELL MOURA

O instinto belicoso do bicho-homem

                                                                                                     *Cesar Vanucci Faço um premente a...