sexta-feira, 13 de março de 2020


OFICINA DE ARTE PARA PESSOAS QUE LIDAM COM IDOSOS

Sula Mavrudis, coordenadora da “Cidade do Circo”, encaminha-nos, com pedido de divulgação o interessante material noticioso abaixo reproduzido.

FernandoTerra - Bio

FernandoTerra, natural de Belo Horizonte, iniciou seus trabalhos como clown social ainda no Brasil colaborando com Sula Mavrudis no Banquete dos Mendigos. Esse projeto, em 1998, ganhou uma versão para idosos carentes. Em Portugal iniciou seu trabalho junto a Operação Nariz Vermelho que, apesar de ter foco nas crianças, também atende idosos.
Entre 2010 e 2012 trabalhou em projetos de palhaços hospitalares com foco nos seniors em Roma, na Itália. Em 2013, de volta a Portugal, criou o primeiro grupo de visitas a instituições de acolhimento de idosos do país, chamado Rugas de Riso, com foco nos portadores de demência e limitações físicas.
Visita grandes centros clínicos e hospitalares, como Ospedale Gemelli (Itália), ASFE Saúde (Portugal), Ospedale di Ostia (Itália) e algumas residências da Santa da Misericória em Portugal.  Colabora com a Federação Nacional de Doutores Palhaços da Itália (FNC). Autor do livro "O Dr. Palhaço", lançado em 2014 com duas edições esgotadas. Desde 2016 desenvolve projetos de palhaços para idosos em cuidados paliativos. Ministra palestras em congressos de medicina e saúde mental e workshops para artistas e profissionais de saúde.

A Oficina - O Clown, a Dupla e a Demência

Trata-se de uma jornada introdutiva alguns temas relacionados à palhaçaria direcionada ao público idoso.
Inicia-se com uma reflexão sobre arte e terapia, seguido de vários jogos sobre a relação da dupla de palhaços, com ou sem jogos de hierarquia. Finalmente, iremos trabalhar a conexão da dupla de palhaços com o paciente de limitações motoras e visuais. Apontamentos sobre o estado do palhaço, timming e hierarquia também fazem parte deste workshop.  Local: Espaço Aldeia - Horto
Público alvo: Artistas, Palhaços, Profissionais das artes performáticas com propósito de se aprofundar na arte da palhaçaria em contexto clínico. Duração: 9 horas  /  Valor por participante: R$ 110,00  /  Mínimo de participantes: 6 / Máximo de participantes: 16.
Quem se interessar pela promoção deve acessar o email  sulacidadedocirco@gmail.com ou email fernando@ameleca.com

Nenhum comentário:

A SAGA LANDELL MOURA

O instinto belicoso do bicho-homem

                                                                                                     *Cesar Vanucci Faço um premente a...