quinta-feira, 26 de maio de 2011

O jeito é descascar o pepino

Cesar Vanucci *

“O pepino tem mil e uma utilidades.”
(Jane Ribeiro, psicóloga)

Deparei-me na Índia, cujas ruas são carregadas de excitantes novidades, com um hábito singular: o consumo em alta escala de pepino pela gente do povo. O produto fica exposto em banquetas providas de vasilha de sal, atraindo levas de consumidores. É distribuído por vendedores ambulantes. O freguês pega o pepino, adiciona uma pitada de sal e se manda rua afora a mastigá-lo.

Dá pra deduzir, naturalmente, da repetitiva e prosaica cena, que a milenar cultura indiana reconhece nessa hortaliça fruto um composto alimentar de nutrientes substanciosos para combater as deficiências alimentares crônicas enfrentadas por parcelas ponderáveis da população. Andei falando disso com amigos. Um deles, Jane Ribeiro, leitora destas mal traçadas, desenvolta navegadora nas caudalosas ondas da internet, acabou descobrindo interessante texto sobre as propriedades do pepino, abonando de certa forma a impressão que recolhi.

Repasso as informações, com ligeiras adaptações, aos que me concedem a honra da leitura.

Ÿ Pepinos contêm a maioria das vitaminas de que carecemos: B1, B2, B3, B5, B6, C. E mais: ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Ÿ O cansaço, com a dispensa da soda cafeinada, pode ser combatido com pepino. Ótima fonte de vitaminas B e carboidratos, a leguminosa garante ''animação'' que dura horas.

Ÿ Agora, uma receita rápida e fácil para “remover” celulite, antes da ida à piscina. Esfregue uma ou duas rodelas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos. Os fitoquímicos do fruto hortaliça encolhem o colágeno da pele, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Receita aplicável também em rugas.

Ÿ Pra evitar ressaca ou dor de cabeça, nada melhor do que ingerir fatias de pepino antes de cair no sono. Ao acordar, neca de dor ou de ressaca. O açúcar, a vitamina B e os eletrólitos do produto repõem os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo o desejável equilíbrio orgânico.

Ÿ Pepinos têm sido usados, por centenas de anos, em muitos lugares do mundo, como rápida e nutritiva refeição. Muita gente na Índia, não é de hoje, acredita na sua eficácia para combater a fome.

Ÿ Cansado e estressado, o cidadão não encontra tempo para uma massagem ou visita à sauna? Aconselha-se, no caso, que corte um pepino inteiro, colocando-o em uma panela de água fervente. Os químicos e nutrientes reagirão com a água, soltando-se no vapor e criando relaxante aroma, eficiente no combate à fadiga.

Ÿ Receita para depois da refeição. Tome uma fatia de pepino e a esprema no céu da boca com a língua, por 30 segundos. Os fitoquímicos liberados eliminarão as bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Ÿ Eis aqui um processo ''verde'' para limpeza de torneiras, pias ou aço inoxidável. Esfregue uma fatia de pepino na superfície que se deseja limpar. Isto não só removerá anos de zinabre, como trará de volta o brilho. Não deixa marcas, não mancha, nem prejudica as unhas e as mãos.

Ÿ Usando a caneta, cometeu um erro? Tome a casca do pepino (o lado de fora). Aplique-a, bem devagarzinho, para desmanchar a marca. O processo também funciona bem em borrões deixados nas paredes.

Ÿ Pra desembaçamento do espelho do banheiro após o banho nada como o pepino. Esfregue uma rodela no espelho. A “neblina” é eliminada. Do ponto trabalhado exala-se tenra fragrância, própria de SPA.

Ÿ Lesmas e caramujos estão atacando as plantas? Coloque rodelas de pepino num pequeno prato, ou forma de lata (não de ferro, nem de alumínio), na horta ou no jardim. Os insetos bater-se-ão em retirada.

Ÿ Você não dispõe de tempo para engraxar sapatos? Esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o calçado. Os elementos químicos assegurarão rápido e durável brilho.

Ÿ Sabe aquele barulhinho de porta rangendo? Pegue um pedaço de pepino e esfregue-o no ponto barulhento. Pronto, o rangido se foi!

E, por último, veja só as vantagens do suco de pepino. O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, vesícula. Dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. O suco é recomendado nas inflamações do tubo digestivo e bexiga. Tem ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. Deve ser consumido sempre com casca (bem lavado). Na casca, existem substâncias que favorecem a digestão. Diurético natural, é de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Rico em potássio e reconhecido como o "mineral da juventude", proporciona flexibilidade aos músculos e elasticidade às células da pele. Isso concorre para o rejuvenescimento da epiderme e do rosto.
Não será o caso, à vista desse tantão de informações, de mandar preparar, rápido e rasteiro, um suquinho de pepino?


* Jornalista (cantonius@click21.com.br)

Nenhum comentário:

A SAGA LANDELL MOURA

O instinto belicoso do bicho-homem

                                                                                                     *Cesar Vanucci Faço um premente a...