quinta-feira, 2 de setembro de 2021

 

Tal filho, tal pai!

 

Cesar Vanucci

 

“As entidades estarão em boas mãos, de um

empresário que tem seriedade, competência e força.”

(Paulo Skaf, referindo-se a Josué Christiano Gomes da Silva)

 

Com consagradora votação, Josué Christiano Gomes da Silva, mineiro de Ubá, acaba de ser eleito presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Tomará posse em janeiro de 2022, assumindo para mandato de três anos o comando da mais poderosa entidade classista nacional, como sucessor de Paulo Skaf, ex-candidato ao Governo de São Paulo, que a dirigiu por 17 anos consecutivos. Josué preside um dos mais importantes conglomerados industriais têxteis do mundo, a Coteminas, com unidades fabris, a começar por Minas, Montes Claros, em diversas regiões do país, além dos Estados Unidos, Argentina e México. É filho de José Alencar Gomes da Silva e dona Mariza Campos Gomes da Silva. O saudoso José Alencar é personagem legendário na vida pública brasileira.

Como se recorda, foi vice-Presidente da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Deixou marcas indeléveis de atuação austera, arrojo empreendedor e desassombro cívico na história do País. Conquistou a simpatia e o apreço das ruas, de maneira nunca até então vista com relação a exercentes do cargo ocupado, pelas atitudes assumidas como autoridade e como cidadão.  Acumulou na vice-presidência, por algum tempo, o cargo de Ministro da Defesa. Anteriormente, representou Minas Gerais no Senado da República. Notabilizou-se, na lida classista, pelo trabalho fecundo executado na presidência da Federação das Indústrias de Minas Gerais. Na condução da Fiemg, Sesiminas e Senai-MG, cobriu o território mineiro de obras sociais e de iniciativas culturais que produziram benefícios comunitários sem conta. Integrou o quadro dirigente da Confederação Nacional da Indústria como vice-presidente, sendo escolhido presidente Emérito da Fiemg e Presidente Emérito, igualmente, da Fiesp, entidade a ser, como já foi dito, presidida por seu filho.

Josué Christiano é apontado, nos setores empresariais, classistas, políticos, culturais, como uma liderança jovem altamente capacitada. Ostenta, em invejável currículo, referências que provocam admiração e simpatia. É Engenheiro Civil pela UFMG, colou grau em Direito pela Faculdade Milton Campos, Belo Horizonte, concluiu Mestrado de Administração de Negócios pela Vanderbilt University, em Nashville, EUA. Demonstrou singular brilhantismo em todos os cursos frequentados. Na atualidade, é Presidente do Conselho e Diretor-Presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas - Coteminas, fabuloso complexo industrial que opera no Brasil e no exterior, e que possui um quadro de 16 mil servidores. Analistas de negócios consideram a organização que Josué comanda modelar, quanto à produtividade, resultados financeiros e políticas sociais praticadas. Louvam o estilo dinâmico, ao mesmo tempo simples e austero, que norteia as atividades da organização no panorama industrial. 

Em diversos instantes do passado recente, o nome de Josué Christiano Gomes da Silva aflorou no noticiário, com citações de reconhecimento pelo seu tino administrativo, poder de liderança e talento, como figura ideal para eventual indicação a algum posto relevante na administração dos negócios públicos. Aos olhares de qualificados observadores – e sua recente escolha para Presidente da Fiesp fortalece essa conjectura - serão registrados fatalmente, mais à frente, acenos convidativos para que, como aconteceu com o pai, marque também presença no importante e atraente espaço político.

A opinião pública brasileira mostra-se ávida pela identificação de novas lideranças. O jovem empresário alçado à Presidência da Fiesp faz parte, obviamente, de seleta lista de nomes respeitáveis, detentores de virtualidades suficientes para atrair, em momentos vindouros, os holofotes da atenção pública.

Josué Christiano carrega nas posturas pessoais e profissionais traços visíveis da personalidade de José Alencar. Tal filho, tal pai!

A SAGA LANDELL MOURA

Pacto sinistro

                                                                                              *Cesar Vanucci   “O caso Marielle abriu no...